Bandeira do Estado do Acre.
utilize o mapa para acessar outros estados:
Estado brasileiro situado a sudoeste da região Norte. Tem como limites: Amazonas (N); Rondônia (L); Bolívia (SE); e Peru (S e O). A capital é Rio Branco. As cidades mais populosas são: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira e Brasiléia.
Um planalto com altitude média de 200m domina grande parte do Acre. Juruá, Tarauacá, Muru, Embirá e Xapuri são seus rios mais importantes. A economia do Estado se baseia na extração da borracha e da castanha, na pecuária e na agricultura.
Até o início do século 20 o Acre pertencia à Bolívia. Porém, desde o princípio do século 19, grande parte de sua população era de brasileiros que exploravam seringais e que, na prática, acabaram criando um território independente.
Em 1899, os bolivianos tentaram assegurar o controle da área, mas os brasileiros se revoltaram.
Os conflitos só terminam com a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 17/11/1903. Pelo tratado, o Brasil recebe a posse definitiva da região em troca de áreas no Mato Grosso, do pagamento de 2 milhões de libras esterlinas e do compromisso de construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré. Integrado ao Brasil como território, o Acre é subdividido em três departamentos: Alto Acre, Alto Purus e Alto Juruá, este último desmembrado em 1912 para formar o Alto Tarauacá. Unificado em 1920, elege representantes para o Congresso Nacional, a partir de 1934. Em 15/06/1962, o presidente João Goulart sanciona lei que eleva o território à categoria de Estado.
Dados gerais
Sigla: AC
Habitante: acreano
Hora local (em relação à Brasília): -2h.
Situação geográfica
Localização: sudoeste da região Norte.
Limites: Amazonas (N); Rondônia (L);
Bolívia (SE); Peru (S e O).
Características: planalto (maior parte do território);
Serra da Contamana (O).
Clima: equatorial.
Rios principais: Juruá, Tarauacá, Muru, Envira, Xapuri, Purus, Iaco, Acre.
Número de municípios: 22
Capital: Rio Branco
Área (km²): 152.581,388
Número de Municípios: 22
População Estimada (2005): 669.736
MAIS OPÇÕES DE NAVEGAÇÃO:
Veja os dados por cada Unidade da Federação