Abre o Site em nova janelaOBRIGADO POR RECOMENDAR O SITE SOLEIS
     

Link Patrocinado:

INFORMAÇÕES SOBRE O BRASIL.

BAHIA

bandeira da Bahia
Bandeira da Bahia.

utilize o mapa para acessar outros estados:

Mapa do Brasil Roraima Pará Amapá Amazonas Maranhão Piauí Ceará RG do Norte Paraíba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Minas Esp. Santo Rio Distrito Federal Goiás Tocantins São Paulo Mato Grosso MG do Sul Rondônia Acre Parana Santa Catarina RG do Sul

Estado brasileiro situado ao sul da região Nordeste. Tem como limites Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Piauí (N); oceano Atlântico (L); Minas Gerais e Espírito Santo (S); Goiás e Tocantins (O).

A capital é Salvador. As cidades mais populosas são Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus e Juazeiro. Seu território pode ser considerado relativamente elevado, já que 90% de sua área está acima de 200m. São Francisco, Paraguaçu, Jequitinhonha, Itapicuru, Capivari e Contas são os rios principais.

A economia do estado se baseia na agricultura (cana-de-açúcar, mandioca, feijão, milho, cacau e coco); na indústria (química e petroquímica); e na mineração. Local de chegada dos portugueses no Brasil, a Bahia começou a ser povoada em 1534. Tomé de Souza, o primeiro governador-geral, fundou Salvador, que se tornou a primeira capital do país, em 1549. Ingleses e holandeses atacaram a Bahia no século17, mas foram expulsos pelos portugueses.

Em 1798 foi cenário da Conjuração Baiana, que propunha a formação da República Baiense. Com a independência do Brasil, os baianos exigiram maior autonomia e destaque. Como a resposta foi negativa, organizaram levantes armados que foram sufocados pelo governo central.

Com a República ocorreram outros incidentes políticos importantes, como a Guerra dos Canudos e o bombardeio de Salvador, em 1912.

Capital: Salvador

Área (km²): 564.692,669
Número de Municípios: 417
População Estimada (2005): 13.815.334

outros links sobre o assunto MAIS OPÇÕES DE NAVEGAÇÃO:
TV Senado TV Câmara TV Justiça
Direito de Família em textos claros.
Clássicos da literatura brasileira
Alguns juízes odeiam este texto.