Abre o Site em nova janelaOBRIGADO POR RECOMENDAR O SITE SOLEIS
     

NOTÍCIAS DOS TRIBUNAIS

LULA RECUPERA OS DIREITOS POLTICOS E VOLTA A SER ELEGVEL Fonte: O Globo
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anulou todas as condenaes do ex-presidente Luiz Incio Lula da Silva pela Justia Federal no Paran relacionadas s investigaes da Operao Lava Jato.

Com a deciso, o ex-presidente Lula recupera os direitos polticos e volta a ser elegvel.

Ao decidir sobre pedido de habeas corpus da defesa de Lula em novembro do ano passado, Fachin declarou a incompetncia da Justia Federal do Paran nos casos do triplex do Guaruj, do stio de Atibaia e das doaes ao Instituto Lula. Segundo o ministro, a 13 Vara Federal de Curitiba, cujo titular na ocasio das condenaes era o ex-juiz federal Sergio Moro, no era o "juiz natural" dos casos.

A deciso de Fachin tem carter processual. O ministro no analisou o mrito das condenaes.

"Embora a questo da competncia j tenha sido suscitada indiretamente, a primeira vez que o argumento rene condies processuais de ser examinado, diante do aprofundamento e aperfeioamento da matria pelo Supremo Tribunal Federal", diz o texto da nota.

Agora, os processos sero analisados pela Justia Federal do Distrito Federal, qual caber dizer se os atos realizados nos trs processos podem ou no ser validados e reaproveitados.

"Com a deciso, foram declaradas nulas todas as decises proferidas pela 13 Vara Federal de Curitiba e determinada a remessa dos respectivos autos para Seo Judiciria do Distrito Federal", diz texto de nota imprensa do gabinete do ministro.

De acordo com o gabinete do ministro, deciso do plenrio do Supremo Tribunal Federal restringiu o alcance da competncia da 13 Vara Federal.

"Inicialmente, retirou-se todos os casos que no se relacionavam com os desvios praticados contra a Petrobras. Em seguida, passou a distribuir por todo territrio nacional as investigaes que tiveram incio com as delaes premiadas da Odebrecht, OAS e J&F. Finalmente, mais recentemente, os casos envolvendo a Transpetro (subsidiria da prpria Petrobras) tambm foram retirados da competncia da 13 Vara Federal de Curitiba", diz a nota.

De acordo com o texto, nas aes penais envolvendo Lula, assim como em outros processos julgados pelo plenrio e pela Segunda Turma do STF, "verificou-se que os supostos atos ilcitos no envolviam diretamente apenas a Petrobras, mas, ainda outros rgos da Administrao Pblica".

COMENTE ESTA NOTICIA:

.
recortes dos diarios oficiais para empresas
site SóLeis

Informações sobre estados