Abre o Site em nova janelaOBRIGADO POR RECOMENDAR O SITE SOLEIS
     

MARANHÃO

Bandeirado Maranhão
Bandeira do Estado do Maranhão.

 

utilize o mapa para acessar outros estados:

Mapa do Brasil Roraima Pará Amapá Amazonas Maranhão Piauí Ceará RG do Norte Paraíba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Minas Esp. Santo Rio Distrito Federal Goiás Tocantins São Paulo Mato Grosso MG do Sul Rondônia Acre Parana Santa Catarina RG do Sul

Estado brasileiro localizado a oeste da região Nordeste. Tem como limites: oceano Atlântico (N), Piauí (L), Tocantins (S e SO) e Pará (O). A capital é São Luís. As cidades mais importantes são: São Luís, Imperatriz e Caxias.

 

Com altitudes reduzidas e topografia regular, apresenta um relevo modesto, com cerca de 90% da superfície abaixo dos 300 metros. Tocantins, Gurupi, Pindaré, Mearim, Parnaíba, Turiaçu e Itapecuru são os principais rios.

 

Sua economia se baseia na indústria (transformação de alumínio e alumina, alimentícia, madeireira), nos serviços, no extrativismo (babaçu), na agricultura (mandioca, arroz, milho) e na pecuária.

 

A região do Maranhão, dividida em duas capitanias, foi entregue por D. João III a Aires da Cunha e Fernando Álvares de Andrade, em 1535. Desde então, até o estabelecimento dos franceses em 1612 (França Equinocial), Portugal não tomou conhecimento da área.

 

Em 1615, os portugueses, liderados por Jerônimo de Albuquerque, expulsaram os franceses e, em 1624, instituíram o Estado do Maranhão e do Grão-Pará. Em 1641, os holandeses ocuparam a ilha de São Luís, de onde foram expulsos em 1644. A partir daí consolidou-se o domínio português. Em 1774, ocorreu a separação entre Maranhão e Grão-Pará.

 

A independência só foi aceita em 1823, em virtude da forte influência de Portugal, e após a intervenção do almirante Cochrane, a mando de D. Pedro I. Em 1831, irrompeu a Setembrada, pregando a expulsão dos portugueses e dos frades franciscanos, e, em 1838, a Balaiada, um movimento popular contra a aristocracia rural.

 

A economia entrou em decadência com a abolição da escravatura, só vindo a se recuperar durante a Primeira Guerra Mundial.

 

Densidade demográfica: 17,03 habitantes/km²


Distribuição demográfica: urbana: 59,5 % rural: 40,5 %

 

Localização: região nordeste do Brasil, entre os paralelos 01º S e 10ºS


Hora local: G.M.T. menos 3 (três) horas

 

Temperatura : Apenas pequenas variações no decorrer do ano:
média das mínimas: 21ºC
média das máximas: 32ºC


Precipitação pluviométrica média de 1200 mm a 2000 mm / ano

 

Capital: São Luis

Área (km²): 331.983,293
Número de Municípios: 217
População Estimada (2005): 6.103.327

 

outros links sobre o assunto MAIS OPÇÕES DE NAVEGAÇÃO:
JORNAIS DO ESTADO:
Assista as sessões e julgamentos.
NOTICIAS
site SóLeis
Informações sobre estados