Bandeira do Paraná.
utilize o mapa para acessar outros estados:
Estado brasileiro situado na região Sul do País. Tem como limites São Paulo (N e NE), oceano Atlântico (L), Santa Catarina (S), Argentina (SO), Paraguai (O) e Mato Grosso do Sul (NO).
Sua capital é Curitiba. Suas cidades mais populosas são Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Cascavel.
Seu relevo é dos mais expressivos: 52% do território ficam acima dos 600m e apenas 3% abaixo dos 300m. Paraná, Iguaçu, Ivaí, Tibagi, Paranapanema, Itararé e Piquiri são os rios mais importantes. Seu clima é temperado.
A economia do Estado se baseia na agricultura (cana-de-açúcar, milho, soja, trigo, café, mandioca), na indústria (agroindústria, papel e celulose) e no extrativismo vegetal (madeira e erva-mate).
No século 17, descobriu-se na região do Paraná uma área aurífera, anterior ao descobrimento das Minas Gerais, que provocou o povoamento tanto no litoral quanto no interior. Com o descobrimento das Minas Gerais, o ouro de Paranaguá perdeu a importância. As famílias ricas, que possuíam grandes extensões de terra, passaram a se dedicar à criação de gado, que logo abasteceria a população das Minas Gerais. Mas apenas no século 19 as terras do centro e do sul do Paraná foram definitivamente ocupadas pelos fazendeiros.
No final do século 19, a erva-mate dominou a economia e criou uma nova fonte de riqueza para os líderes que partilhavam o poder. Com o aparecimento das estradas de ferro, ligando a região da araucária aos portos e a São Paulo, já no final do século 19, ocorreu novo período de crescimento.
A partir de 1850, o governo provincial empreendeu um amplo programa de colonização, especialmente de alemães, italianos, poloneses e ucranianos, que contribuíram decisivamente para a expansão da economia paranaense e para a renovação de sua estrutura social.
Capital: Curitiba
Área (km²): 199.314,850
Número de Municípios: 399
População Estimada (2005): 10.261.856
MAIS OPÇÕES DE NAVEGAÇÃO:
Veja os dados por cada Unidade da Federação
MAIS LINKS: